Desde o dia 3 de julho, os servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro estavam com suas negociações sobre a recomposição salarial paradas. Por diversas vezes, as lideranças sindicais do Movimento Recomposição Salarial, Já! tentaram marcar novas reuniões para continuar a mesa de negociação iniciada em junho, mas não tiveram retorno. Neste contexto, hoje (15/08), dirigentes representantes de diversas categorias do serviço público realizaram um ato unificado no Palácio Guanabara exigindo a reabertura da mesa.
O Subsecretário Técnico Executivo, da Secretaria de Estado da Casa Civil, Aroldo Neto, recebeu parte da comissão de lideranças que estavam no ato e o pedido foi passado. Fica claro ao governo do Estado que os servidores exigem uma resposta definitiva sobre o pagamento da segunda e terceira parcelas da recomposição salarial com base nas perdas inflacionárias de 2017 a 2021. O Subsecretário dará uma resposta às lideranças presentes sobre a reabertura da mesa até amanhã (16/08).
Caso o Movimento Recomposição Salarial, Já! não tenha resposta no tempo acordado, um novo grande ato unificado está agendado para o dia 28 de agosto (quarta-feira), às 14h. O objetivo é fazer o maior ato público da história desse Estado para mostrar à sociedade civil e ao governo que só querem o que é de direito em isonomia aos demais servidores, com respeito ao cumprimento integral da Lei 9.436/2021.